Follow:
Literatura

[LIVRO] Pequenas Tiranias, de Aline Valek

IMG_20160122_192101

 

E-book ou livro físico? E-book

Sinopse ridiculamente rápida: três contos sobre o absurdo do nosso cotidiano, com personagens comuns até demais

Como foi a experiência: Já conhecia os textos da Aline desde que o Diogo Batalha (que manteve a página As Mulheres da Minha Vida no Facebook) chamava a Aline de “docinho de coco”. Daí para conhecer o blog e a maravilhosa newsletter que ela mantém foi um pulo.

Este, porém, foi o primeiro trabalho de ficção dela que li.  E não me decepcionei! É um livro curto, pra se ler de uma sentada só (terminei em uma única tarde).

Parece realismo fantástico, mas só parece. Aline usa o absurdo que a ficção permite para falar das coisas incômodas a que nos submetemos no dia-a-dia. Aquelas “pequenas tiranias” da vida em sociedade que, aqui e ali, acabam se tornando nossas maiores prisões.

Dinossauros escondidos no quintal que se tornam um problemão (ou: o que acontece quando ignoramos nossos problemas). A falta de tempo que permitimos que ocupe nossa vida em nome de uma qualidade dessa mesma vida que não podemos usufruir (e que só algo drástico pode frear – e não estou falando de uma tragédia!), ou o nosso ódio pela segunda-feira que vem de onde, mesmo? De um mero dia no calendário ou da nossa incapadidade de criar um jeito de trabalhar que dê pouco espaço pro que realmente importa?

Aline escreve de um jeito delicioso. Quem já a conhece dos textos em revistas, em seu blog ou na newsletter vai reconhecê-la ali, mas irá se surpreender também. Tem um quê de Kafka nesse livro (mas mais não digo para não estragar a surpresa!)

Pena que é curto! Ficou um gostinho de quero mais, mas esse não é um defeito. Muito pelo contrário: só me deixou com mais vontade de ler seu próximo livro, que sairá ainda este ano pela Editora Rocco.

Onde compra? AmazonKobo – Site da Autora

 

 

 

[POST ATUALIZADO EM 03/04/2016]

Comentários via Facebook
Share on
Previous Post Next Post

Você pode gostar também

error: Conteúdo protegido!